Quinta-feira, 10 de Abril de 2008

Centro histórico com mais espaços verdes e lugares de estacionamento

O centro histórico,
para esta reabilitação, foi dividido em oito núcleos.

Núcleo 1

O primeiro envolve a revitalização da Praça 2 de Maio e a melhoria da sua articulação com o espaço público envolvente, bem como a criação de uma ligação pedonal entre as ruas Cónego Martins e Chão Mestre. Será ainda feita a requalificação da Praça D. Duarte, da Rua Grão Vasco e do Largo Pintor Gata, dando destaque à valorização destes espaços enquanto locais de lazer. A reconversão do edifício "Ecovil", adaptando-o ao meio, e a intervenção no Largo da Misericórdia completam as requalificações deste espaço.

Núcleo 2

Nesta zona vai ser construído um novo empreendimento habitacional e espaço verde na Rua Capitão Silva Pereira. As ruas do Chantre e da Prebenda sofrerão também obras de requalificação, assim como será valorizado o "afloramento rochoso" integrado na base da fachada da Sé no largo de S. Teotónio.


Núcleo 3

Para este espaço está projectada uma ampla praça de uso público e de um estacionamento subterrâneo na Rua Capitão Silva Pereira. Aqui serão ainda construídos edifícios habitacionais e equipamento de apoio à infância. Vão igualmente ser criadas novas ligações entre a Avenida Capitão Silva Pereira e a Rua Direita, através das ruas da Viela da Carqueja e do Gonçalinho.

Núcleo 4

A zona quatro do centro histórico envolve a valorização do Largo António José Pereira e a construção de um parque de estacionamento. No jardim da Casa do Miradouro, e aproveitando a construção do terminal do funicular, será criada uma zona verde. Ainda nesta zona, serão reabilitados os edifícios de três quarteirões limitados pelas ruas Escura, Calçada da Vigia, S. Lázaro e Direita, assim como os espaços verdes no gaveto da Rua Silva Gaia.


Núcleo 5

Neste espaço será instalado o funicular que melhorará o acesso ao centro e nascerá uma nova unidade hoteleira, através da readaptação de um imóvel, e um corredor pedonal e ciclável.

Núcleo 6

A valorização no largo existente na confluência da Rua Silva Gaio com a Dr. Maximiano de Aragão, a reabilitação do espaço público e vias envolventes ao Jardim dos largos Major Teles e Almeida Moreira e a preservação do espaço verde de uma parcela propriedade do episcopado são as intervenções previstas.

Núcleo 7

Nesta zona, o Largo Mouzinho de Albuquerque ficará com uma "nova cara", fazendo a ligação entre o Teatro Viriato e a Escola Secundária Emídio Navarro.
Será também construído um parque de estacionamento subterrâneo, enquanto que a Avenida Emídio Navarro será remodelada, assim como será dada mais dignidade à Porta dos Cavaleiros.

Núcleo 8

Este espaço irá compreender a valorização e reabilitação dos quarteirões da Rua João Mendes.

 

In "Diário de Viseu"

publicado por inoviseu_team às 10:40
link | comentar | favorito
1 comentário:
De José a 10 de Abril de 2008 às 10:51
Gosto muito de Viseu, por isso confesso a minha preocupação face ao que tem sido feito nos últimos: centros comerciais em leito de cheia, a regularização " do caudal do rio Pavia e outras grandes obras...
Ainda recentemente, na semana santa, andei pela zona histórica, é fácil constatar que a primeira intervenção - recuperação urbanística falhou ou foi adiada. Espero por isso que os novos planos se concretizem.


Comentar post

pesquisar

 

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
13
15
16
17

18
19
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


posts recentes

Cidade recebeu de forma c...

Comerciantes esperam boa ...

Viseu é hoje palco de tod...

Poluição em Viseu prejudi...

Bar do Gelo abriu em Vise...

Cartão do Cidadão já disp...

Já arrancou o Festival de...

Pedimos Desculpa

Abertura do Novo Palácio ...

Centro histórico com mais...

arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

links

mais sobre mim

subscrever feeds