Sábado, 10 de Maio de 2008

Poluição em Viseu prejudica crianças

Um estudo, realizado pela Universidade de Aveiro e pela Universidade Nova de Lisboa, intitulado SaudAR mostra, nos seus resultados preliminares que as crianças de Viseu respiram níveis de poeiras 2 vezes e meia superior ao limite sugerido pela Organização Mundial de Saúde.

O excesso de poeiras no ar é algo perfeitamente normal nas áreas urbanas diz Carlos Borrego, coordenador do estudo, no entanto, Viseu foi a cidade escolhida por ser uma cidade com o ar ainda limpo mas cujo o desenvolvimento pode vir a trazer problemas.

Mediu-se a qualidade do ar na cidade e no interior de 4 escolas (2 no centro e 2 nas áreas suburbanas) e seleccionaram-se 54 alunos, com idades entre os 6 e os 12 anos, com problemas asmáticos para se lhes medir a exposição individual a determinados poluentes atmosféricos. Todas estas crianças foram acompanhadas por médicos ao longo do estudo.

Verificou-se que a nossa cidade não tem problemas com a maioria dos poluentes no entanto, o ar da nossa cidade tem partículas a mais, facto que se deve, possivelmente, ao tráfego rodoviário mas também às lareiras domesticas pois, a partir das 19h quando era esperada uma diminuição dos níveis de partículas estas, pelo contrário aumentavam e apenas baixavam perto da 1h.

A maior novidade do estudo é o facto de se ter calculado a quantidade de poluição inalada por uma criança. Em Viseu, uma criança respira, em média horária, cerca de 50,5 microgramas de partículas por metro cúbico de ar no Verão e, no Inverno, cerca de 56,3 microgramas por metro cúbico. O valor máximo admitido pela OMS é de 20 microgramas por metro cúbico para média anual.

De salientar que estes resultados não são estatisticamente significativos.

Este problema vai, possivelmente, agravar-se visto que a cidade ainda está em forte crescimento e prevê-se que a poluição urbano venha a aumentar. Para evitar isso vão ter de ser tomadas algumas medidas de forma a reduzir ou, no mínimo, manter o nível de partículas na cidade.

 

publicado por inoviseu_team às 14:05
link | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



pesquisar

 

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
13
15
16
17

18
19
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


posts recentes

Cidade recebeu de forma c...

Comerciantes esperam boa ...

Viseu é hoje palco de tod...

Poluição em Viseu prejudi...

Bar do Gelo abriu em Vise...

Cartão do Cidadão já disp...

Já arrancou o Festival de...

Pedimos Desculpa

Abertura do Novo Palácio ...

Centro histórico com mais...

arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

links

mais sobre mim

subscrever feeds